Acesse nossos DOCUMENTOS

nov 17

Pegada de carbono dos Fundos Constância

Pegada de carbono dos Fundos Constância

Para obter o total de emissão de gases de efeito estufa (GEE) de cada empresa em tCO2e (toneladas métricas de CO2 equivalente), utilizamos primariamente o Índice Carbono Eficiente (ICO2), disponível no site da B3.

A lista a seguir, por exemplo, contempla as 56 empresas que estão no ICO2 no momento.

Os principais critérios de inclusão de empresas no índice são: pertencer à carteira do índice IBrX-100 e aderir formalmente à inciativa do ICO2, além de reportar dados do inventário anual de GEE, de acordo com o nível de abrangência e prazo definidos pela B3.

Empresas importantes para a composição dos fundos da Constância ficam de fora desta lista, com exceção da Cia Vale do Rio Doce (VALE). Seja por não pertencerem ao IBRx-100, seja por não aderirem e/ou prestarem informações requisitadas pela B3 ou outros motivos.

Para empresas fora do índice ICO2, utilizamos a Bloomberg como fonte secundária de informação GEE, e somamos os valores reportados no Escopo 1 e Escopo 2 como proxies para o total de emissões em tICO2e.

Concatenando as duas fontes de informações, temos um total de 77 empresas com dados de emissões em tICO2e. Assim, montamos o seguinte quadro de resumo com data-base em 29 de outubro de 2021:

O percentual da carteira do Ibovespa com informções de emissões GEE é de 87,23%. Já a média pododerada das emissões pelos pesos do índice é de aproximadamente 9,7 milhões de tICO2.

A carteira do Constãncia Fundamento tem uma cobertura de informação GEE da ordem de 61,43%, porém, com uma quantidade média de emissões de GEE bem inferior – aproximadamente 4,9 milhões de tICO2e.