Acesse nossos DOCUMENTOS

jul 07

Relatório de Gestão – Junho 2021

Relatório de Gestão – Junho 2021

O avanço da vacinação no mundo, reabertura econômica e juros baixos, combinados com estímulos fiscais sem precedentes, elevaram as expectativas de crescimento do PIB global, criaram um ambiente favorável para alocação em ativos de risco. No globo toda as ações seguiram em alta e, a volatilidade, em queda – o índice VIX voltou aos níveis pré-pandemia.

Investidores em renda variável parecem ter colocado em pausa a alocação baseada em expectativa de alta da inflação, o “reflation trade”, que no Brasil impulsionou principalmente o universo de ações ligados a commodities.

Esse pensamento já era bastante consensual e, portanto, refletido nos preços dessas ações, que após alta implacável entre novembro e maio, passaram por realizações de preços – algo que acreditávamos ser provável, conforme escrevemos em nossa carta de abril.

As expectativas de inflação também atingiram um pico no mês passado, e os juros de 10 anos nos EUA, que tiveram máxima 1.75%, negociam agora a 1.42%.

Caso o choque inflacionário se mostre transitório (conforme afirma o Federal Reserve) acreditamos que o mercado deve manter uma abordagem de esperar para ver sobre o que vem a seguir nesta frente, o que deve manter os juros estáveis.

Nesse ambiente os fatores valor, baixo risco e qualidade (estava repetindo momentum) passaram por realização de preços enquanto momentum e crescimento seguem com resultados consistentes. Os hedges adicionados nas carteiras de ações contribuíram de forma importante e compensaram em parte o resultado dos fatores.

 

Constância Fundamento FIA

O fundo apresentou retorno de -0.26% e acumula rentabilidade de +11.75% no ano, contra um Ibovespa de +0.46% e +6.54% respectivamente.

As posições de Hedge contribuíram com 0.40%, resultado advindo de derivativos em dólar e Petrobras. A volatilidade realizada no semestre do fundo ficou em 17.2%, bem abaixo dos 20.9% do IBOV.

As principais contribuições positivas vieram dos investimentos no setor de Petróleo (+0.36%) e Consumo (+0,59%) – individualmente, as posições em Petrobras (+9.5%), Metisa (+12.8%) e Portobello (+28.4%) foram os destaques. Allied (+102%), empresa cuja listagem no mercado aconteceu em abril deste ano, portanto uma tese de investimento identificada pela equipe de análise, é um exemplo de como pode-se trabalhar maior contribuição para o retorno do fundo.

No período, notamos uma realização nos retornos dos fatores com baixo risco, valor e qualidade caindo, em contrapartida a uma alta continuada do fator momentum.

Confira aqui todas as características, histórico e disclaimers do Constância Fundamento FIA.

 

Constância Brasil FIA

O Constância Brasil FIA apresentou rentabilidade de + 0.78%, enquanto o Ibovespa registrou +0.46% em junho.O dólar continuou se desvalorizando perante ao real, rondando os R$ 5.00 no último pregão do mês. Já são 14% de desvalorização desde o pico, em março, quando a moeda alcançou R$ 5.80.

Em meados de junho, fizemos importantes mudanças na carteira, zerando Shoppings e diminuindo Construção Civil, para continuarmos aumentando Siderurgia e Mineração, que se desvalorizaram em demasia nos últimos meses.

O movimento foi acertado:  a piora dessas ações ligadas à atividade interna deveu-se ao sentimento relacionado à persistência da segunda onda da pandemia e, principalmente, à postura do Banco Central em relação à alta juros.

Finalizamos o mês com 93 ações e 98.2% investidos.

Confira aqui todas as características, histórico e disclaimers do Constância Brasil FIA.

 

Constância Absoluto FIM

O Fundo entregou uma rentabilidade de -1.16% no mês. A estratégia Long Short Sistemática obteve contribuição de -2.15%, com o retorno positivo apenas do fator momentum.

As estratégias de eventos foram a maior contribuição positiva, com +0.77%; volatilidade trouxe +0.06%; e as arbitragens responderam por +0.43%.

A posição em Hedge composta por posições compradas em ouro e vendidas em dólar registraram -0.6%, com custos e despesas representando +0.06% e, caixa, e outros +0.28%.

Confira aqui todas as características, histórico e disclaimers do Constância Absoluto FIM.

 

Constância Previdenciário

O Fundo entregou uma rentabilidade de -0.97% no mês. A estratégia Long Short Sistemática e Long Only baseada em fatores de risco, que somam 47% do PL comprado e 25% do vendido, obteve resultado de -0.02%, com retorno positivo apenas do fator momentum.

A alocação offshore, de 7,5% do PL, detraiu 1.03%; Renda Fixa, com 40%, contribuiu com +0.06%. Caixa, despesas e taxas impactaram em +0,02%.

Confira aqui todas as características, histórico e disclaimers do Constância Previdenciário FIM.

 

Julio Erse
Diretor de Gestão